Smartel desenvolve solução customizada para atendimento no Saúde Univates

Smartel desenvolve solução customizada para atendimento no Saúde Univates
  • Compartilhe:

Customização inteligente otimiza o agendamento de consultas na Universidade

O SAÚDE UNIVATES é um programa abrangente e inovador desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, com o objetivo de promover e oferecer serviços de saúde à comunidade local e regional. O programa engloba uma série de iniciativas voltadas para a promoção da saúde, prevenção de doenças e tratamento de pacientes, abrangendo diferentes áreas da saúde, como medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia.


O programa de saúde se destaca pela sua abordagem interdisciplinar, envolvendo profissionais de diferentes áreas atuando de forma integrada para oferecer cuidados amplos e personalizados aos pacientes. Além disso, o programa tem como base a formação de estudantes e profissionais da área da saúde, promovendo o aprendizado prático e a troca de conhecimentos entre os envolvidos. 

 
Com o tempo o programa passou a enfrentar um grande desafio em relação ao atendimento ao público, especialmente na ala médica. Muitas pessoas ao agendar consultas acabavam esquecendo do horário e data marcados, resultando no abandono do atendimento. 


Essa situação prejudicou os médicos residentes, que não podiam aproveitar ao máximo seu treinamento clínico e prático, já que muitas consultas eram perdidas. E também prejudicou a universidade, que não conseguia realizar as consultas para a comunidade, desperdiçando recursos e esforços dedicados à disponibilização desses serviços. Foi necessário então buscar soluções para melhorar a conscientização e a lembrança dos pacientes em relação aos agendamentos, a fim de garantir um atendimento mais eficiente.


Parceira da Smartel desde 2018, a Univates apresentou o problema que precisava resolver e assim desenvolveu-se uma solução cujo objetivo era superar a barreira de esquecimento e abandono de consultas da UNIVATES. 


Por meio de um sistema totalmente personalizado, a Smartel implementou um assistente virtual que entra em contato com o paciente para lembrá-lo da sua consulta agendada. Esse contato é feito por meio de um menu telefônico, onde o assistente virtual confirma o horário e data do atendimento diretamente com o paciente.


Com total integração entre os sistemas internos da universidade, a maior vantagem dessa nova solução é a capacidade de fornecer respostas instantâneas para a UNIVATES. Após a confirmação do paciente, o sistema de consultas da Univates é atualizado automaticamente, registrando a presença do paciente no horário e data agendadas. Essa informação fica disponível aos atendentes do SAÚDE UNIVATES, permitindo um acompanhamento mais eficiente e organizado das consultas.

 

Além da opção do contato de confirmação de consulta da Univates, há ainda a opção de consulta diretamente pelo paciente, que pode entrar em contato com a universidade e através de seu número de CPF confirmar a data e horário de suas consultas agendadas.


Com essa solução customizada da SMARTEL, a UNIVATES está melhorando o gerenciamento de consultas e reduzindo o índice de esquecimento e abandono por parte dos pacientes. Oferecendo um atendimento mais eficiente e maximizando a utilização dos recursos e tempo disponíveis. Com o sucesso do desenvolvimento desta solução e de sua implementação, a UNIVATES está atualmente avaliando em conjunto com a Smartel, novas ferramentasque proporcionem melhorias em seus processos de atendimento também em outras áreas da universidade.