Outubro Rosa, a tecnologia que salva vidas.

Outubro Rosa, a tecnologia que salva vidas.
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O câncer de mama é uma doença que afeta a vida de milhões de mulheres e de suas famílias. 

Tanto no Brasil quanto no mundo, é o tipo de neoplasia maligna mais comum entre as pacientes. E, entre os brasileiros em geral, perde apenas para o câncer de pele em número de casos.

No entanto, apesar da gravidade dessa doença, o combate ao câncer de mama tem na tecnologia um forte aliado. 

Graças a técnicas como a mamografia, o ultrassom e a ressonância magnética, o diagnóstico é cada vez mais rápido e eficiente, aumentando consideravelmente as chances de sucesso nos tratamentos.

Mais do que isso (e ao contrário do que muitos imaginam), a inovação também está presente em outros aspectos da luta contra o câncer de mama, incluindo soluções ricas em conectividade e inteligência artificial

 

Como a tecnologia revoluciona diagnósticos e tratamentos


Ainda que os dados sejam alarmantes aqui e no exterior, não há como negar que a tecnologia tem contribuído em peso nas ações contra o câncer de mama. 

Além de possibilitar diagnósticos e tratamentos cada vez mais sofisticados e, consequentemente, eficientes, a inovação também melhora a difusão das campanhas de prevenção da doença.

Em outras palavras, não é só dentro das clínicas que a tecnologia auxilia no combate ao câncer de mama. 

Seja quando organizações multilaterais coletam e divulgam dados sobre a doença, ou quando trabalham para conscientizar a população sobre as diversas formas de prevenção existentes, também há um fator tecnológico envolvido.

Com a chegada da Covid-19, inclusive, essa colaboração entre o setor da saúdee as tecnologias digitais se expandiu em múltiplas vertentes. Hoje, não pensamos em teleconsultas ou robôs auxiliando no atendimento em hospitais como algo do futuro, mas sim como um movimento crescente.

 

Consultas que promovem mais conforto aos pacientes


No caso de quem sofre com o câncer de mama, igualmente, a simples virtualização das consultas pode se refletir em múltiplos benefícios. 

Em tratamentos prolongados como os de câncer, as consultas virtuais facilitam o monitoramento da doença e promovem mais comodidade ao paciente, que pode ser atendido sem sequer sair de casa.

De um modo geral, o atendimento online torna as consultas mais flexíveis e, consequentemente, acessíveis. 

Tal abordagem, inclusive, pode ser aplicada não só no tratamento do câncer em si, mas também em outras dificuldades que os pacientes da doença podem enfrentar, como a necessidade de suporte psicológico.

Apesar de sua importância, a telemedicina é só uma dentre as várias abordagens tecnológicas capazes de revolucionar a saúde atualmente. Tanto no Brasil quanto no mundo, diversas organizações também apostam em soluções envolvendo Big Data, IoT e Inteligência Artificial.

Algoritmos inteligentes podem rastrear e prevenir casos de câncer, a partir de um questionário, que leva em conta diversos fatores, incluindo o histórico pessoal e os hábitos de vida. Esses novos sistemas utilizam o que se sabe sobre os cinco tipos mais comuns de câncer, e avaliam as chances de a pessoa consultada desenvolvê-los.

Embora a intenção passe longe de substituir um diagnóstico tradicional, este é mais um exemplo de como soluções apoiadas em conectividade e na análise de dados podem ajudar na prevenção e na detecção de doenças.

 

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O que é Outubro Rosa e qual sua importância?


Trata-se de uma campanha realizada no mundo todo em prol da conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Dessa maneira, o mês de outubro é inteiramente dedicado à causa, com a promoção de ações por diversas entidades.

Na década de 1990, iniciaram-se ações isoladas em diversos estados americanos, o que levou o Congresso a aprovar outubro como mês nacional de prevenção contra o câncer de mama.

O símbolo da campanha, o laço cor-de-rosa, foi, inicialmente, usado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que os distribuiu durante a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova Iorque, na década de 1990. A partir daí, passou a ser entregue em desfiles de moda, locais públicos e outros eventos.

Com o passar dos anos, o movimento ganhou alcance mundial e, no Brasil, em 2002, diversos monumentos ganharam iluminação em rosa para alertar a população sobre a campanha.

 

FONTES:

Vivo Meu Negócio

Medicalway