No mês de Abril completamos 35 anos de história. A empresa, que foi fundada e mantém sua sede em Veranópolis, acompanha a tecnologia e suas mudanças no mundo desde 1987.
Vimos de perto a evolução da comunicação dos últimos trinta e cinco anos: telefone, internet discada, e-mail, VoIP, celular; a incrível transformação desses dispositivos nos últimos anos gerou um salto de tecnologia, possibilitando inovações na comunicação. Hoje nos comunicamos de forma remota com uma qualidade inimaginável. Por vídeo ou somente áudio, em uma reunião com alguém do outro lado do planeta ou da sala ao lado, do computador ou através do celular, tudo se tornou possível, rápido e com uma qualidade incrível. Trabalhamos com tecnologias que trazem inúmeras possibilidades para nossos clientes.
Embora a tecnologia tenha nos ajudado muito a nos comunicarmos melhor, na Smartel, a relação pessoal sempre foi o ponto de encontro entre empresa e cliente. Foi se baseando na confiança e na relação direta com nossos clientes que nos mantemos firmes nesses 35 anos. E não poderia ter sido diferente. A missão da Smartel sempre foi conectar pessoas e tecnologia. Como uma ponte, nos encontramos no meio, e temos muito orgulho disso.
Sidney Osório Tomasi, diretor administrativo e financeiro da Smartel, diz: “O foco principal da empresa sempre foi a prestação de serviços, e o comércio como pilar secundário. O serviço envolve diretamente pessoas: a pessoa que contrata e a pessoa que irá prestar tal serviço.Neste cenário, cria-se uma relação de confiança e um relacionamento comercial que pode ser duradouro desde que se trabalhe com ética, harmonia e no cumprimento do que foi acordado. Nestes 35 anos, a Smartel sempre priorizou esses princípios galgando degrau a degrau na inclusão de parceiros nos diferentes segmentos em que trabalhamos. Muitos estão conosco há mais de 20 anos e com um sólido relacionamento.”
Além da relação entre empresa e cliente, não poderíamos deixar de mencionar os nossos colaboradores que são peça fundamental da nossa história. Como diz Sidney, “Em uma empresa de serviços, o seu bem mais precioso são as pessoas. São elas que se conectam de diversas formas para o atendimento e manutenção de alguma solução junto ao parceiro. Pessoas são a base do nosso negócio e o patrimônio mais importante para que a empresa possa crescer continuamente.”
É inevitável a empresa se transformar ao longo dos anos. Muitas coisas mudaram desde a fundação da Smartel, mas o cliente sempre esteve como prioridade para a empresa. É justamente na confiança entre empresa e cliente que a base da Smartel está consolidada. É através desse alicerce que tudo acontece. Como diz Gilmar Luiz Reche, diretor comercial da Smartel, “Cremos que a confiança é nosso maior pilar. Ela dá a segurança e confiabilidade que todos os clientes precisam. A Smartel se transformou inúmeras vezes ao longo dos anos, porém sempre mantendo o foco no cliente, com muita responsabilidade e assertividade. E com isso, os clientes se mantiveram conosco ao longo dos anos.”
Segundo Gilmar, é a entrega garantida, a estabilidade dos sistemas e produtos, a assertividade nas escolhas, as atitudes e ações de toda a equipe, que tornam a Smartel cada ano mais firme, forte e segura no que se propõe a oferecer.
Em 2022, a Smartel segue com o mesmo entusiasmo de 1987, atravessando o tempo com um olhar no presente e outro no futuro, buscando inovar para que as empresas também inovem. Giovanni Attolini, diretor técnico da Smartel, fala sobre o futuro e como se preparar para ele: “Acompanhando as tendências globais do nosso meio em conjunto com as necessidades dos nossos clientes. A maioria das soluções nascem da necessidade e da oportunidade.”
O que esperar do futuro? Como serão os próximos 35 anos da Smartel? É difícil prever o futuro, ainda mais em um momento da história onde tudo acontece muito rápido, se transformando em um piscar de olhos. No entanto, o que permanece inalterado é o foco da Smartel na realização dos projetos de seus clientes, a busca por melhorar a cada dia, e entregar aquilo que o cliente precisa de nós.
A evolução tecnológica só poderia servir para um propósito: aproximar as pessoas de seus objetivos.
E esse é o propósito da Smartel hoje e sempre.