O que é URA?

O que é URA?
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Quem nunca telefonou para uma empresa e foi atendido por uma gravação automática? Muitas pessoas não sabem que o nome deste recurso é URA.

Hoje vamos aprender mais sobre este grande recurso da tecnologia VoIP. Vamos lá?


Para quem não sabe, VoIP (voice over internet protocol) são ligações realizadas através da internet, como o Skype ou WhatsApp porém com mais qualidade, onde são usados softwares para a transmissão de voz. É uma tecnologia de telefonia que transforma o sinal analógico em digital. A tecnologia VoIP tem vários benefícios: ativação rápida, baixo custo, mobilidade para atender ligações (podendo usar no celular), atendimento personalizado, além de ter a possibilidade de gerar relatórios para melhorar e otimizar o atendimento.


Afinal, o que é URA? URA significa Unidade de Resposta Audível. Esse sistema faz o atendimento automático para a sua empresa. É ela quem irá atender a ligação do seu cliente, dar opções de escolha através dos menus interativos e encaminhar para as filas de atendimento específicas de cada ramal. Desta forma, sua equipe poderá otimizar o atendimento com a ajuda desse sistema sem precisar filtrar primeiro o que o cliente precisa para depois passar para o atendimento final, a URA fará isso por você.

Existe também a URA reversa (também conhecida como torpedo de voz) que faz exatamente o contrário: é a URA quem fará a ligação ao invés de recebê-la. De forma automatizada, a URA reversa telefona para grupos específicos de clientes informando ofertas, lembretes, notificações, e ainda dá opções através de um menu interativo para que o cliente escolha falar com um colaborador da sua empresa ou saber mais sobre a mensagem recebida.

Essa opção traz muitas possibilidades e pode ser uma ferramenta útil nas diferentes áreas da sua empresa, como por exemplo ser usada para lembrar o cliente sobre uma fatura aberta, dando a opção de conversar diretamente com o setor financeiro e resolver a situação.


A dica para gravar a mensagem automática que irá tocar na sua URA é deixá-la simples e objetiva, para que o cliente entenda de forma clara qual caminho ele deve seguir através do menu interativo. O estilo da mensagem poderá ser feito conforme a cara da sua empresa, e o legal é que a mensagem terá um tom humano para que seu cliente se sinta conectado com a sua marca.

Na hora de construir o menu interativo, opte por poucas opções, porque é ele que dará andamento na chamada. Então, tente sempre criar um caminho direto e simples para que o seu cliente não fique frustrado com a ligação e encontre o que está procurando.

E aí, gostaram da URA? Ela é uma ferramenta que agiliza o atendimento, fornece informações úteis para o cliente, ao mesmo tempo que pode criar oportunidades para sua empresa.

Gostou de conhecer mais sobre essa ferramenta da tecnologia VoIP? Ficou com alguma dúvida ou quer saber como instalar esse sistema na sua empresa? 

Entre em contato com a gente. A Smartel irá te auxiliar. Juntos vamos encontrar uma solução para a sua demanda, e esclarecer todas as suas dúvidas.