Existem muitas vantagens em usar a telefonia VoIP. Como vimos no último texto do blog que fizemos, o VoIP é uma tecnologia que chegou para ficar, e que está facilitando a vida de gestores e funcionários. Hoje, selecionamos 5 vantagens da telefonia VoIP que você precisa conhecer. Vamos lá?
Boa leitura!
Primeira vantagem: redução de gastos.
As empresas têm optado pelo uso do VoIP ao invés da telefonia analógica porque conseguem obter uma economia de até 70% dos gastos com telefonia. Além da redução de gastos com ligações — pois os preços e as tarifas cobradas na telefonia VoIP são maisvantajosas — a manutenção é muito mais barata. Com a telefonia analógica, é necessário ficar atento para a estrutura dos cabeamentos e fazer uma manutenção periódica, além de reparos e substituições. Com o VoIP, a única manutenção necessária será a atualização que a própria operadora fará de forma digital. Ou seja, quem se preocupa com o melhoramento e as atualizações é a operadora, tirando um peso das costas dos clientes.
Segunda vantagem: capacidade de atendimento.
Ficar com a linha ocupada e deixar de atender clientes é algo que não acontece com a telefonia VoIP. Mesmo uma empresa que não precise de tanta capacidade de telefonia, ter um sistema inteligente que suporta vários atendimentos ao mesmo tempo, espera de ligação e automatização de ramais, significa uma empresa que pensa no bem-estar dos seus clientes, melhorando seu atendimento e dando opções para que eles consigam administrar o seu tempo, sem ter a linha bloqueada ou não conseguir entrar em contato com a sua empresa. Com isso, a empresa consegue atender os seus clientes de forma organizada e sem perder nenhum contato.
Terceira vantagem: organização interna da empresa.
Para a empresa, existem várias opções que vão além do atendimento. A grande possibilidade é de criar ramais internos, facilitando a comunicação entre as filiais e também comparceiros externos, que podem entrar em contato direto com o setor específico que eles precisam, sem perder tempo ou atrapalhar outros setores.
Quarta vantagem: integração com outros sistemas.
Se sua empresa usa um CRM para o desenvolvimento das rotinas administrativas, comerciais e de atendimento, ele poderá ser integrado com o VoIP. Isso ajuda muito a troca de informações entre os setores, tornando tudo mais produtivo. Para os gestores, é possível gerar relatórios sobre o tempo médio de atendimento, tempo médio de espera na fila e lista de chamadas recebidas ou realizadas. Assim, a empresa terá todas as informações necessárias em um só lugar.
Quinta vantagem: mobilidade do atendimento.
O grande diferencial da telefonia VoIP está na sua mobilidade. Com os acontecimentos atuais, ficou ainda mais necessário poder ter liberdade para atender e realizar chamadas corporativas de qualquer lugar. Com acesso à internet, qualquer pessoa da sua empresa poderá atender os clientes, e fazer chamadas para eles, ou entre ramais, de qualquer lugar, seja trabalhando de casa, ou da rua. Reuniões a longa distância também ficam mais acessíveis, e com custos reduzidos, podendo fazer vídeo chamada com a equipe e outras funções. Hoje em dia, fica cada vez mais necessário termos ferramentas e opções para nos adequarmos ao novo normal, não abdicarmos de momentos que são importantes para nós, e mantermos um nível de trabalho alto e eficaz. A telefonia VoIP ajuda muito nesses momentos. Se você quer saber mais sobre as vantagens da telefonia VoIP, entre no nosso site, ou diretamente em contato com a gente. A Smartel trabalha com um atendimento individualizado de cada cliente. Cada um tem sua necessidade, e nossa função é ajudar a melhorar a vida e o trabalho de cada um deles.