Outsourcing telecom: foque nos resultados

Outsourcing telecom: foque nos resultados
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No outsourcing o cliente cria um vínculo com a prestadora, e não com o equipamento.” - Eng. Giovanni Attolini

 

Transferir para uma empresa especializada a gestão e o controle dos sistemas ligados à Telecom tem se mostrado extremamente eficaz e lucrativo para as organizações. Afinal de contas, o processo traz vantagens competitivas importantes e significativas, como redução de custos com manutenção, minimização dos gastos com infraestrutura, foco no negócio e maior qualidade da gestão de tecnologia.

Para se ter uma ideia de como essa estratégia realmente é uma tendência, em um estudo feito pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) em parceria com IDC (International Data Corporation) intitulado “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências” produzido com dados de 2015, mostrou que o Mercado de TI no Brasil, incluindo hardware, software e serviços, aumentou 9,2% no ano passado, contra os 5,6% da média global de crescimento.

Em números, o mercado doméstico de Tecnologia da Informação, que inclui hardware, software e serviços, movimentou 60 bilhões de dólares em 2015, representando 3,3% do PIB brasileiro.
Resumidamente, estamos falando de um mercado que não para de crescer onde o estudo apontou ainda que, em 2017, o setor de outsourcing atingirá um crescimento de mais de 10%!

Então se sua empresa por acaso ainda insiste em manter uma posição conservadora, centralizando excessivamente suas atividades, talvez esteja na hora de rever seus conceitos. Mas afinal de contas, o que está levando cada vez mais empresas a adotarem esse posicionamento arrojado e disruptivo do outsourcing?

Até o final da década de 1990 e início dos anos 2000, o setor de telefonia possuía desafios mais simples em relação ao suprimento de demandas das organizações. O suporte técnico era de médio e baixa complexidade, sendo mais que possível ter controle e ser eficiente centralizando os serviços de telefonia dentro dos muros da empresa.

Entretanto hoje, com a necessidade de se comunicar cada vez mais e melhor no turbulento cenário econômico brasileiro, a alta tecnologia envolvida tanto na telefonia fixa como na móvel, nos procedimentos internos totalmente digitalizados, a necessidade de integração plena de processos e de trazer para a dinâmica da organização novas tecnologias (como o Big Data e o gerenciamento de dados em nuvem) fazem com que muitas empresas não consigam mais dar conta de prover serviços de tecnologia e gerenciamento de Telecom com a mesma excelência.

Problemas recorrentes com operadoras de telefonia, desatualização de sistemas e recursos, altos custos com equipamentos e baixa performance explicam por que as empresas têm desistido do chamado insourcing.

Dessa forma, a prática de outsourcing passou a ser nos últimos anos mais estratégica – do ponto de vista da gestão organizacional – do que simplesmente uma forma de redução de custos, como pensava-se incialmente. O outsourcing por exemplo, possibilita as organizações maior agilidade quanto ao retorno do investimento (ROI – Return on Investment), além de indiretamente obter uma saída para a dificuldade de encontrar, contratar e treinar profissionais em TI para gerir a estrutura de Telecom da empresa.

Mas vamos às vantagens diretas da contratação de serviços de Telecom via Outsourcing:

Controle de custos

Você com certeza sabe o quanto se gasta com telefonia em sua empresa, mas provavelmente desconheça seus “vilões” e gargalos. Sabe interpretar faturas e planos de operadoras? Quanto tempo um funcionário seu gasta para gerenciar isso? Agora coloque todos esses dados no papel e descobrirá que uma parte significativa do seu faturamento está sendo consumido por despesas que poderiam ser evitadas. Com o outsourcing, você reduz boa parte disso.

Foco no cliente

Deixe de perder tempo tentando fazer aquilo que não é sua especialidade e centralize suas energias no que você faz de melhor. Já parou para pensar que a competitividade extrema do mercado atual exige perfeição em todos os setores? O outsourcing permite que sua empresa se fixe em suas competências essenciais, enquanto a contratada se concentra em prover o melhor do universo da TI à organização.

Acesso a recursos

" – No outsourcing o cliente cria um vínculo com a prestadora, e não com o equipamento.” – Eng. Giovanni Attolini – Smartel Telecom.
Pense bem: o novo de hoje facilmente se tornará peça de museu amanhã, certo? E nesse ritmo frenético de lançamentos e recursos que ficam para trás, é difícil para uma empresa estar sempre municiada com o que há de mais novo em relação à infraestrutura de TI. Já um expert em TI tem nisso sua razão de existir, garantindo que sua empresa esteja sempre com o que há de melhor no mercado.

Especialização no topo

Em geral, as melhores empresas de serviços de Telecom do mercado exigem que sua equipe seja devidamente qualificada e tenha certificações específicas, o que assegura o provimento de uma prestação de serviço de excelência.

Redução dos riscos

Optando pelo outsourcing, os riscos na implementação de qualquer projeto de Telecom fica integralmente a cargo da empresa contratada, o que tira um peso enorme das costas tanto dos gestores como dos colaboradores.

Obviamente algumas precauções precisam ser tomadas ao decidir enveredar por esse caminho como, por exemplo:

• Verificar a experiência e o know-how do fornecedor;
• Suas referências no mercado e tecnológicas;
• Seus cases e resultados pretendidos;
• Seus clientes e suas experiências;

Resumindo: É preciso coletar informações e se possível, trocar experiências com quem já utiliza esses serviços de forma eficaz mas independentemente disso, a vantagens pode ser bem substanciais e por isso, cada vez mais organizações hoje, busquem em seus fornecedores a combinação de conhecimento, experiência, com ideias inovadoras que os auxiliem no alcance dos melhores resultados possíveis.

Por isso, o que se deve ter em mente é que, a terceirização de TI deixou de ser somente a prestação de serviços e se tornou uma agregadora de valor para as organizações com a clara finalidade de obter maior agilidade e capacidade para lidar com as mudanças da carga de trabalho, aproveitar os benefícios de acesso às expertises, habilidades e tecnologia de ponta que o terceirizado pode fornecer, transferir ou compartilhar os riscos de uma tecnologia que tende a ser cada vez mais a tornar-se obsoleta em menor espaço de tempo.

Fonte: http://www.infomoney.com.br