⌛ TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS.
Embora não seja uma novidade, o PABX continua evoluindo a cada dia e agregando valor às empresas que optam por ele.
O PABX (“Private Automatic Branch Exchange”, ou “Troca Automática de Ramais Privados”) foi concebido como uma central particular, que realizava a distribuição das ligações recebidas para a rede de aparelhos telefônicos da empresa.
No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre essa tecnologia.
Vamos a história!
No ano de 1879, a primeira central telefônica foi ativada no mundo, em Paris. A central telefônica era um enorme painel que concentrava diversas linhas telefônicas, e os operadores, de forma manual, conectavam os usuários uns aos outros.
No Brasil, a primeira central telefônica surgiu no final deste mesmo ano, batizada de Telefônica do Brasil. Cerca de 20 anos depois, surgiram os primeiros sistemas otimizados, que faziam a conexão entre as linhas, sem a necessidade de intervenção humana.
Desde então, a tecnologia vem evoluindo e o PABX vem facilitando muito a comunicação no meio organizacional. Hoje em dia, é possível contratar os serviços de comunicação de 5 tipos diferentes de PABX. Conheça as características de cada um a seguir:
PABX ANALÓGICO
É o tipo mais tradicional de PABX existente no mercado. Trata-se de uma central com circuitos e componentes analógicos, que recebe linhas convencionais por meio das operadoras de telefonia fixa. Trabalha com ramais simples e não dispões de recursos muito avançados.
PABX DIGITAL
Esse tipo de PABX é mais avançado do que o analógico, pois possui recursos mais inovadores e melhor qualidade de áudio, sem ruídos. Dispõe de discagem direta de ramal e entroncamento de E1.
PABX HÍBRIDO
Une as melhores características do analógico e do digital e ainda implementa a tecnologia VoIP (voz sobre IP), o que permite interligar filiais a custo zero, possibilitando que as chamadas sejam feitas com valores mais baixos, dependendo de cada tipo de chamada.
PABX IP
Apresenta uma enorme quantidade de recursos disponíveis, como por exemplo, o gravador. Ele opera como um provedor, ou seja, a sua rede é integrada em uma única interface, tornando sua instalação e utilização mais simples e rápida.
Este sistema é uma das melhores soluções para empresas que desejam levar o atendimento ao cliente à excelência.
PABX CLOUD
Esta é a opção mais moderna atualmente. O PABX Cloud é VoIP e permite uso de ramais virtuais em qualquer dispositivo com acesso à Internet, em qualquer lugar do mundo.
A principal diferença é que as informações são armazenadas em hardware no PABX IP, e no Cloud, as informações são armazenadas em software, na nuvem.
Independente do seu porte ou nicho de mercado, o PABX possibilita um fluxo de comunicação mais adequado, profissional, ágil, seguro e estratégico.
Ficou com alguma dúvida? Contate a nossa equipe e saiba qual é o tipo de PABX ideal para sua empresa se destacar da concorrência e estreitar os laços com clientes e fornecedores.