⌛ TEMPO DE LEITURA: 5 MINUTOS.
Você sabia que a qualidade no atendimento é um dos fatores que os clientes levam mais em conta na hora de escolher aonde comprar?
Prestar um atendimento ao cliente com qualidade garante um ponto positivo para a empresa, resultando na satisfação e no retorno do consumidor, de acordo com estudo feito por Albert Mehrabian.
Você sabe que o mercado está cada vez mais competitivo. Novas empresas surgem a cada momento, e está ficando muito mais difícil se destacar dos concorrentes.
Portanto, a nossa primeira dica é: Sempre treine sua equipe! Afinal, é importante orientar e treinar, registrando o atendimento e mostrando nas gravações os pontos que podem ser melhorados.
A verdade é que a grande maioria das empresas oferecem apenas o básico: um produto ou serviço de qualidade. Os consumidores, entretanto, estão procurando muito mais do que isso. Hoje em dia, as pessoas estão muito mais preocupadas com a experiência que tiveram com a empresa. Ou seja, como foram tratadas antes, durante e depois da compra.
Todo o relacionamento com o cliente deve ser realizado com qualidade em mente. Afinal, um atendimento de qualidade é um dos principais fatores para a fidelização.
Parece óbvio dizer, mas clientes felizes sempre voltam. E, principalmente, sempre recomendam a empresa para amigos, familiares e colegas de profissão. O foco na satisfação dos seus clientes pode fazer maravilhas pelo marketing e pela receita do negócio.
Entenda o que faz com que um atendimento tenha qualidade
A seguir, vamos dar algumas dicas de um atendimento de qualidade e como incorporá-los nas suas estratégias:
Atenção
Um primeiro lugar, é essencial que os profissionais que lidam com o atendimento o façam de maneira presente e atenciosa. Seu cliente precisa sentir-se ouvido e entendido. Por isso, evite o uso de scripts engessados, que podem prejudicar a comunicação clara.
Um atendimento de qualidade significa identificar a necessidade atual do cliente, seja ela tirar uma dúvida, resolver um problema ou apenas pensar sozinho sobre a decisão a ser tomada.
Comprometimento
É importante que sua empresa esteja comprometida a oferecer soluções para seus clientes. E é ainda mais importante que esse comprometimento fique claro para eles. Uma das maiores metas a serem atingidas durante um atendimento é essa: comprometer-se a solucionar o problema.
Isso é ainda mais importante do que concretizar a venda. Seu cliente não deve ir embora com nenhuma dúvida, nenhuma insegurança e nenhum problema sem solução. Mesmo que ele não decida comprar agora, saberá que na sua empresa pode encontrar soluções e profissionais comprometidos. Certamente, quando estiver pronto para comprar, ele voltará.
Satisfação do Cliente
O principal objetivo dos seus colaboradores que trabalham com atendimento deve ser garantir a satisfação do cliente. Isso é válido para todos os momentos, inclusive no pós-venda.
Muitas vezes, apenas um atendimento atencioso, que realmente busca soluções e se compromete com ajudar o cliente o máximo possível é mais do que o suficiente.
Superar expectativas
Para atingir a excelência no atendimento, você precisa fazer mais do que seu cliente espera.
A experiência do cliente com seu negócio deve ser mais do que boa: precisa ser memorável. Dessa maneira, certamente esse cliente será fidelizado, além de indicar a empresa para todos que conhece. E não existe marketing mais eficiente do que a indicação.
Sorria ao telefone, é sério!
Uma maneira de melhorar a qualidade no atendimento ao cliente é sorrir, especialmente quando você atende o telefone. Empatia é tudo!
Felizmente, para nós e para outros nerds, há alguma ciência para apoiar o sorriso no telefone.
De acordo com um artigo sobre essa descoberta, os seres humanos podem diferenciar a entonação vocal não só de um sorriso e um “não-sorriso”, mas entre os diferentes tipos de sorriso. “Sorrir afeta a forma como falamos, a tal ponto que os ouvintes podem realmente identificar o tipo de sorriso com base apenas no som…”
Enfim, sorrir ajuda a sua voz sair um pouco amigável, empolgada e receptiva.
Número 0800
Outra maneira de melhorar a qualidade no atendimento ao cliente, passar credibilidade e a impressão de ser uma empresa grande e profissional, é através de um número 0800.
Basicamente, um número 0800 é um número que muitas empresas oferecem no setor de atendimento ao cliente, onde todos os custos das chamadas ficam por conta da empresa.
PABX Virtual
Com o PABX Virtual você pode atender seus clientes com menus automáticos, mensagem de boas-vindas e muito mais.
Resumidamente, você vai passar uma imagem mais profissional da sua empresa, além de credibilidade para seus atuais e potenciais clientes.
Conclusão
A qualidade no atendimento é mais do que um fator importante para sua empresa: é um compromisso que você precisa assumir com os seus clientes. Por isso, é fundamental entender o que faz um atendimento de qualidade e principalmente, como aplicar esses conceitos no dia-a-dia do seu negócio.
As ferramentas de comunicação da Smartel podem ajudar sua empresa a estreitar o relacionamento com seus clientes.
Entre em contato conosco e saiba mais!